Aprovação do Programa Regional de Cooperação para Redução de Emissões de Metano na América Latina
Durante a XXIV Reunião do Fórum de Ministros e Ministras do Meio Ambiente da América Latina e Caribe, realizada em Lima, Peru, foi aprovado o Programa Regional de Cooperação para Redução de Emissões de Metano provenientes de resíduos orgânicos e fechamento de lixões na América Latina e Caribe.
O programa foi estruturado em resposta a uma demanda apresentada na Sessão Especial do Fórum de Ministros e Ministras do Meio Ambiente da América Latina e Caribe (Rio de Janeiro, 2024) e visa reduzir de forma urgente e significativa as emissões de metano geradas pelo setor de resíduos, bem como promover o fechamento progressivo de lixões.
Atualmente, cerca de 45 % dos resíduos municipais na região não são geridos de modo adequado, e mais de 10 000 lixões ativos emitem metano sem controle, gerando riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Os resíduos orgânicos representam cerca de 50 % do total, mas menos de 3 % deles são aproveitados.
O programa propõe soluções integradas ao longo de toda a cadeia de gestão de resíduos — desde a prevenção (educação, redução na fonte), valorização (reciclagem, compostagem, recuperação) até melhorias na infraestrutura de disposição final.
A elaboração do documento foi promovida dentro da Coalizão Voluntária para o Fechamento Progressivo de Lixões na América Latina e Caribe, com coordenação da equipe regional do PNUMA e apoio técnico da Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC).
Mais detalhes podem ser encontrados aqui, neste documento, e neste link.

